MANIFESTAÇÃO PRÓ-ANISTIA É FRACASSO EM SÃO LUÍS E REFORÇA REJEIÇÃO POPULAR
![]() |
Foto Portal Marrapa |
Uma manifestação pró-anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro reuniu pouco mais de 70 pessoas na manhã deste domingo, na Praça do Foguete, região nobre de São Luís (MA). O protesto acabou se destacando não pelo número de participantes, mas pela evidente falta de adesão popular, o que refletiu negativamente na imagem dos organizadores.
Contrariando orientações do próprio ex-presidente Jair Bolsonaro, que pediu aos seus apoiadores para concentrarem os atos inicialmente no Rio de Janeiro antes de expandirem para outras cidades, o evento em São Luís foi marcado pela desorganização e pelo baixo público. No local, o cenário foi constrangedor: havia mais pessoas sobre o carro de som do que manifestantes no chão.
A tentativa de chamar a atenção acabou causando incômodo aos moradores da Lagoa da Jansen, área residencial conhecida por seu alto padrão. Os gritos vindos dos manifestantes foram vistos mais como barulho do que como reivindicação política legítima, resultando em críticas tanto dos moradores quanto de quem passava pelo local.
Eventos semelhantes, convocados por bolsonaristas, ocorreram simultaneamente em várias capitais brasileiras. O resultado não foi diferente. Em cidades como Fortaleza, Recife e Salvador, as manifestações fracassaram igualmente, demonstrando que o apelo popular por medidas favoráveis aos golpistas é quase inexistente.
O fracasso dessas manifestações reforça um dado já conhecido: a ampla rejeição à narrativa de Bolsonaro e seus seguidores sobre os eventos do dia 8 de janeiro. A baixa adesão em todo o país também revela o crescente apoio da população à punição rigorosa dos responsáveis pelos ataques às instituições democráticas brasileiras.
Imagem de capa gentilmente cedida pelo Portal Marrapa.

Nenhum comentário