DINO IRONIZA PROIBIÇÃO DE VISTO E CONVIDA MORAES PARA FÉRIAS NO MARANHÃO

Foto: Agência Brasil
 

Dino Ironiza Proibição de Visto e Convida Moraes para Férias no Maranhão


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-governador do Maranhão, Flávio Dino, manifestou nesta quinta-feira (27.fev.2025) seu apoio ao colega de Corte, Alexandre de Moraes, em meio à polêmica envolvendo as big techs nos Estados Unidos. Com ironia, Dino sugeriu que, caso Moraes tenha seu visto barrado pelos norte-americanos, ele pode aproveitar as férias em território maranhense.


Em publicação no Instagram, Dino brincou com a possibilidade do ministro ficar impedido de entrar nos EUA:

“Tenho certeza de que ele permanecerá proferindo ótimas palestras em todo o território brasileiro, assim como nos países irmãos. E se quiser passar lindas férias, pode ir para Carolina, no Maranhão. Não vai sentir falta de outros lugares com o mesmo nome”, afirmou, fazendo referência aos estados da Carolina do Norte e Carolina do Sul.

Foto: Redes Sociais


EUA podem barrar Moraes? Entenda o Projeto de Lei


A ironia de Dino se deu após a apresentação de um projeto de lei no Congresso norte-americano que pode barrar a entrada de autoridades estrangeiras nos EUA, caso sejam consideradas responsáveis por violar a 1ª Emenda da Constituição dos EUA – que garante a liberdade de expressão.


A proposta foi apresentada na Comissão de Justiça da Câmara dos Representantes pelos deputados republicanos María Elvira Salazar (Flórida) e Darrell Issa (Califórnia). Se aprovada, a medida pode impedir que ministros do STF, como Alexandre de Moraes, entrem nos Estados Unidos.


Embora o projeto de lei não cite explicitamente Moraes, a deputada María Elvira Salazar mencionou o ministro em um comunicado oficial, ao justificar a iniciativa em setembro de 2024.


O que está por trás da disputa?


O nome de Alexandre de Moraes entrou no radar da política norte-americana devido ao seu papel no embate entre big techs e o Judiciário brasileiro. O ministro tem liderado processos contra a disseminação de fake news e discursos antidemocráticos nas redes sociais, o que tem incomodado setores políticos ligados à direita nos EUA.


Para parlamentares republicanos, as decisões de Moraes afetam a liberdade de expressão e atingem cidadãos norte-americanos, já que plataformas como X (antigo Twitter), Facebook e YouTube operam nos dois países.


No Brasil, Moraes se tornou um dos principais alvos de críticas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, especialmente após sua atuação no inquérito das fake news e no 8 de janeiro, quando determinou prisões e bloqueios de contas ligadas a atos golpistas.


Tensão diplomática à vista?


Se o projeto for aprovado, pode se tornar mais um ponto de tensão entre Brasil e Estados Unidos, especialmente considerando que o governo de Joe Biden tem buscado manter boas relações com o governo Lula. No entanto, o Congresso norte-americano, atualmente sob influência republicana, tem adotado posturas mais duras contra autoridades estrangeiras acusadas de limitar a liberdade de expressão.


Por enquanto, a medida ainda está em tramitação e precisará passar por outras etapas antes de se tornar lei. Mas a sinalização já gerou desconforto no meio político brasileiro e, ao que tudo indica, Dino e outros aliados de Moraes estão dispostos a transformar a polêmica em motivo de ironia.


DINO IRONIZA PROIBIÇÃO DE VISTO E CONVIDA MORAES PARA FÉRIAS NO MARANHÃO DINO IRONIZA PROIBIÇÃO DE VISTO E CONVIDA MORAES PARA FÉRIAS NO MARANHÃO Reviewed by Blog O Ludovico on 14:53 Rating: 5

Nenhum comentário