8 DE DEZEMBRO MARCADO POR HISTORIA E DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

 


Foto reprodução


O dia 8 de dezembro é dedicado à Nossa Senhora da Conceição que dar início a suas atividades, festejos, missas antes da data de comemoração a Santa. Iniciado no dia 8 de novembro, fez suas peregrinações por diversas instituições, escolas hospitais paroquias até mesmo na câmara municipal de São Luís onde foi realizada uma celebração pelo pároco do Santuário da Conceição.


A Santa Imaculada tem história em São Luís. O seu primeiro altar foi erguido na ilha pela irmandade de Nossa Senhora da Conceição dos Mulatos, que antes ficava na lateral da igreja de Nossa Senhora do Rosário na rua do Egito, pois foi lá que foi exposta sua imagem esculpida em madeira vinda de Portugal, a mesma ainda é até hoje admirada no Santuário do Monte Castelo. Até a sua chegada muita coisa aconteceu inclusive um novo altar e o número de devotos que rapidamente.


A Santa ganhou sua própria igreja em 1762, com a união dos fieis construíram uma capela na Rua Grande, hoje Edifício Caiçara. Segundo o historiador Jomar Moraes à frente da igreja havia um pequeno largo onde atualmente é ocupado pelo banco do Nordeste, o fundo ficava voltado para Rua São Pantaleão e o lado direito para Rua Grande.

Foto reprodução

Em 1805, dia 29 de agosto, ou seja, a quase 50 anos depois de sua construção da capela foi autorizado pelo Papa Pio VII através de um breve apostólico a elevação da sede paroquial, mas uma pena que o local muito frequentado pelos fiéis se tornou um cenário de muita luta de um sacerdote para manter de pé o templo em que atuava.


 A luta não acabaria por aí, a igreja para onde o monsenhor João dos Santos Chaves, conhecido como padre Chaves, e que foi indicado a vigário estava na linha de interesses comerciais; sua demolição já havia sido tomada pelo conveniente, pelo presidente em exercício na província Dr. José da Silva Maia que através de uma mensagem apresentou a Assembleia Legislativa Provincial, desde do dia 18 de maio de 1870.


Mesmo com protestos do Padre Chaves e dos devotos da santa em 1939 a ameaça se concretiza novamente por causa de uma readequação urbanitárias da cidade, segundo justificou o então governador inventor federal Paulo Ramos, a capela foi demolida, e se tornou trajetos de bondes instalados com o intuito de modernizar o transporte da capital, deixando o vigário amargurado, o que levou a morte dois anos depois, em 21 de fevereiro de 1941. Conta o autor maranhense que na superstição popular essa seria a explicação para as adversidades que eventualmente recaem sobre o edifício Caiçara.


Em busca de um local para erguer a nova igreja, o Padre Ribamar Carvalho e os fiéis conseguiram um terreno no bairro Monte Castelo onde haviam frondosas barrigueiras que deram espaço para Igreja Nossa Senhora da Conceição, hoje sede atual. A construção foi custeada pelos devotos que faziam vendas de artigos religiosos e lanches para angariar recursos. Enquanto trabalhavam na obra as missas eram realizadas em uma casa cedida por uma família.


E finalmente a igreja foi inaugurada em 1971 onde se tornou destino de devotos e devotas do maranhão.

  








8 DE DEZEMBRO MARCADO POR HISTORIA E DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO 8 DE DEZEMBRO MARCADO POR HISTORIA E DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO Reviewed by Blog O Ludovico on 06:30 Rating: 5

Nenhum comentário