ASSASSINATO DE LÍDER QUILOMBOLA ACENDE ALERTA SOBRE VIOLÊNCIA FUNDIÁRIA NO MARANHÃO

Foto Redes Sociais

 

Assassinato de Líder Quilombola no Maranhão: Uma Tragédia Recorrente


Na noite da última sexta-feira (27), a comunidade do Quilombo de Jaibara dos Rodrigues, no Maranhão, foi palco de uma brutal violência. José Alberto Moreno Mendes, 47 anos, conhecido carinhosamente como Doka, presidente da Associação de Moradores, foi assassinado a tiros.


Este chocante incidente marca o quarto assassinato de liderança quilombola no Brasil em 2023, conforme relatado pela Conaq (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Quilombolas).


Hora e Local do Crime


Por volta das 18h, no território Monge Belo, situado no município de Itapecuru-Mirim (MA) - onde estão localizados oito quilombos, a vida de Doka foi abruptamente interrompida por disparos de arma de fogo. No momento do ataque, ele estava acompanhado por sua filha, que, por sorte, escapou ilesa.


Testemunhas narram que dois indivíduos em uma motocicleta invadiram a comunidade e efetuaram os disparos que tiraram a vida do líder comunitário.


Contexto de Violência e Disputa Fundiária


A trajetória de luta de Doka se destaca desde o reconhecimento do quilombo pela Fundação Cultural Palmares em 2005. No entanto, a comunidade ainda aguarda a titulação de seu território, uma espera que se arrasta em meio a um cenário de constante disputa pela terra.


Célia Cristina, coordenadora executiva da Conaq no Maranhão, relata que "é um território que já vem em conflito há muito tempo, com a regularização fundiária acirrando os conflitos e deixando as lideranças vulneráveis."


Panorama Nacional de Violência Contra Quilombolas


O Maranhão figura entre os estados com maior índice de violência contra quilombolas. Dados apontam que entre 2020 e 2023, foram registrados 10 assassinatos de quilombolas no estado. Bahia e Pará também apresentam números alarmantes.


A realidade desesperadora foi ecoada em nota pela Conaq: "Toda violência direcionada ao nosso povo quilombola é muito preocupante, é nosso dever alarmar as autoridades públicas brasileiras sobre a situação de violência contra quilombolas no país."


Lamentável Indiferença e Esperança por Justiça


O Ludovico buscou informações junto à Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, mas até o momento da publicação deste artigo, não houve resposta.


Em nota, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania lamentou a morte do líder quilombola José Alberto Moreno Mendes, ressaltando a essencialidade da titulação dos territórios tradicionais quilombolas para estancar os conflitos fundiários e trazer segurança jurídica às lideranças quilombolas.



ASSASSINATO DE LÍDER QUILOMBOLA ACENDE ALERTA SOBRE VIOLÊNCIA FUNDIÁRIA NO MARANHÃO ASSASSINATO DE LÍDER QUILOMBOLA ACENDE ALERTA SOBRE VIOLÊNCIA FUNDIÁRIA NO MARANHÃO Reviewed by Blog O Ludovico on 18:39 Rating: 5

Nenhum comentário