#VAIDARCERTO E O ABUSO DE PODER ECONÔMICO

Foto Blog O Ludovico
 


Dezenas de Outdoors e centenas de cartazes, apócrifos, espalhados pela Capital com os dizeres “#VAIDARCERTO” têm chamado a atenção dos transeuntes. A ideia é exatamente essa, aguçar a curiosidade das pessoas e levá-las a buscar nas redes sociais a informação que falta: quem está por trás dessa estratégia de marketing? O Ludovico foi atrás dessa informação para nossos leitores.



PROPAGANDA SUBLIMINAR E ABUSO DE PODER ECONÔMICO


A estratégia de marketing #VAIDARCERTO, é, na verdade, uma propaganda política subliminar, com a aparência de propaganda meramente comercial. Segundo o Glossário Eleitoral do TSE, propaganda subliminar é “Aquela que é imperceptível ao indivíduo e exerce sobre ele intensa ação psicológica com o objetivo de levá-lo a adotar determinado padrão de comportamento.”


A legislação eleitoral considera a propaganda subliminar como abuso de poder econômico, que se dá pela utilização inapropriada de recursos financeiros ou patrimoniais em benefício do partido, coligação ou candidato, afetando diretamente a legitimidade das eleições.



#VAIDARCERTO


Afinal, quem está por trás desse feito, ou mal feito, publicitário? Buscando a hashtag #VAIDARCERTO no Instagram chegamos ao presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Vítor, o PV, que se lançou pré-candidato a prefeito da Capital.


Não podemos afirmar que PV seja o financiador dos cartazes e outdoors afixados pela Capital, mas, por coincidência, ou não, ao digitar a hashtag #VAIDARCERTO na lupa do explorar do Instagram encontramos farto material associados ao pré-candidato.


Mas a verdade aparecerá em breve, pois o Ministério Público Eleitoral abriu investigação sobre a origem do recurso, o que não deve ser difícil, afinal, uma das empresas produtoras dos outdoors pose ser identificada, como se observa na parte superior da foto em destaque desta matéria, onde consta, inclusive, o telefone de contado da empresa.





Imagens Instagram


PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE SÃO LUÍS


No dia 04 de maio o governador Carlos Brandão, foi convidado a receber uma homenagem dos edis na Câmara Municipal de São Luís por ocasião dos 100 dias de Governo e 300 obras executadas. Na solenidade, Brandão foi surpreendido com a entrega de um abaixo-assinado subscrito por 28 vereadores respaldando a pré-candidatura de Paulo Victor a prefeito em 2024. 


Pelo que apuramos, o Governador não ficou confortável com o inoportuno abaixo-assinado e não se manifestou sobre quem será seu candidato a Prefeito da Capital, e nem vai tão cedo. O Governador ainda flerta com outros possíveis candidatos a candidato oficial, inclusive com o atual prefeito Eduardo Braide.

 


Foto Reprodução


MDB COM BRAIDE


No ato de filiação do deputado federal Cleber Verde ao MDB de Roseana Sarney, que ocorreu no dia 29 de maio no Hotel Luzeiros, estiveram presentes, dentre outras autoridades, o presidente nacional da legenda, Baleia Rossi, o prefeito Eduardo Braide, e o empresário Marcus Brandão, irmão do governador Carlos Brandão, que assumirá o diretório estadual do MDB ainda este ano.


Cleber Verde, que irá comandar o diretório municipal do MDB de São Luís, afirmou que o MDB com Braide é “prego batido” pela nacional do partido.


“A gente tem entendimento de que o MDB faz parte da base do prefeito Braide. Inclusive que o convidei para estar aqui, assim como vários outros prefeitos amigos. Nosso propósito, obvio, é seguir nessa caminhada. Estaremos juntos no fortalecimento da política local com o nosso prefeito Eduardo Braide. O diálogo é fundamental. A gente constrói o partido com alianças. A gente vai trabalhar para construir junto com aqueles que querem o melhor para São Luís uma aliança com o prefeito Eduardo Braide”.  Afirmou Cleber.

 


Foto Reprodução



#VAIDARERRADO


Mas tudo pode dar errado. Se o MP Eleitoral chegar à conclusão de que a propaganda subliminar da hashtag #VAIDARCERTO for mesmo financiada por algum pré-candidato a prefeito pode ser causa de inelegibilidade por oito anos e o pretenso pré-candidato poderá sequer ser candidato.


Quanto à pretensão de PV de ser o candidato de Brandão também pode dar errado, considerando que o Marcos Brandão, irmão e principal articulador político do governador, assumirá o MDB no estado, e que a legenda é “prego batido” com Braide.








#VAIDARCERTO E O ABUSO DE PODER ECONÔMICO #VAIDARCERTO E O ABUSO DE PODER ECONÔMICO Reviewed by Blog O Ludovico on 07:15 Rating: 5

Nenhum comentário