PARIS EM CHAMAS [VÍDEOS] - JOVEM MORTO PELA POLÍCIA DESENCADEIA PROTESTOS VIOLENTOS NA FRANÇA

 

Foto Reprodução

Vídeos dos protestos em Paris no final da matéria.


Paris, França - Centenas de pessoas foram detidas na terceira noite de protestos na França pela morte de um jovem de 17 anos, que foi fatalmente baleado no tórax após se recusar a parar em uma barreira policial. O agente responsável pelo disparo teve sua prisão preventiva decretada pela Justiça por homicídio. Com o intuito de conter a escalada de violência, o governo mobilizou 40.000 agentes em todo o país, resultando em 421 detenções até as 3 horas locais, de acordo com fontes próximas ao ministro do Interior. A maioria dos detidos possui entre 14 e 18 anos.



Os protestos violentos tiveram início na última terça-feira, 27, nos arredores de Paris e se espalharam por outras regiões da França após a morte de Nahel, de 17 anos. Um relatório interno das forças de segurança previu uma "generalização" da violência nas próximas noites, com ações direcionadas às forças policiais e aos símbolos do Estado, segundo uma fonte policial.



Em sua primeira entrevista desde o ocorrido, Mounia, mãe de Nahel, declarou ao canal France 5: "Não culpo a polícia, culpo uma pessoa: aquela que tirou a vida do meu filho". Segundo ela, o agente "viu um rosto árabe, um jovem rapaz, e quis tirar sua vida". Durante o dia, Mounia liderou uma marcha de protesto em Nanterre, cidade localizada a oeste de Paris, que resultou em confronto com a polícia.



As manifestações em resposta à morte do adolescente baleado pela polícia chegaram ao segundo dia nesta quinta-feira, em Paris, na França, resultando na detenção de 150 pessoas. O presidente Emmanuel Macron classificou os atos como uma "violência injustificável", embora tenham ocorrido em decorrência de um erro policial.


"Ocorreram cenas de violência contra uma delegacia, bem como contra escolas e a prefeitura, ou seja, contra as instituições da República. Isso é injustificável", afirmou Macron no início de uma reunião para tratar da crise.


Incêndios e confrontos têm marcado as últimas 48 horas no país, especialmente nos subúrbios da capital francesa. Mais de 2.000 agentes de segurança foram mobilizados durante a noite para tentar evitar novos distúrbios, porém os protestos também se espalharam para outras regiões, como Lyon, Toulouse e Lille.



Além de incendiar carros e um ônibus, os manifestantes atearam fogo em escolas em diversas cidades, como Tourcoing (norte) e Evreux, localizada a 90 quilômetros a oeste da capital, além de atacarem várias delegacias.



O ministro do Interior, Gérald Darmanin, informou que 150 pessoas foram detidas durante a noite e denunciou "atos de violência insuportáveis contra símbolos da República". Ele também criticou aqueles que não pediram calma.








Vídeos: Redes Sociais


PARIS EM CHAMAS [VÍDEOS] - JOVEM MORTO PELA POLÍCIA DESENCADEIA PROTESTOS VIOLENTOS NA FRANÇA PARIS EM CHAMAS [VÍDEOS] - JOVEM MORTO PELA POLÍCIA DESENCADEIA PROTESTOS VIOLENTOS NA FRANÇA Reviewed by Blog O Ludovico on 13:54 Rating: 5

Nenhum comentário